Foto: Reprodução.
Em seu discurso de posse no plenário da Câmara, Lula (foto) chamou o teto de gastos de “estupidez” e disse que a medida será revogada. Afirmou ainda que o BNDES e a Petrobras terão “papel fundamental” em seu governo.
“Os bancos públicos, especialmente o BNDES, e as empresas indutoras do crescimento e inovação, como a Petrobras, terão papel fundamental neste novo ciclo”, afirmou.
“Ao mesmo tempo, vamos impulsionar as pequenas e médias empresas, potencialmente as maiores geradoras de emprego e renda, o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia criativa.”
Em relação ao teto de gastos, Lula afirmou que as regras fiscais prejudicaram o SUS, “provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988”, disse. “Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada Teto de Gastos, que haveremos de revogar.”
A posse de Lula foi formalizada agora há pouco no plenário da Câmara dos Deputados, em sessão solene comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.
Créditos: O Antagonista.