Para analistas, as atitudes já tomadas pelas autoridades para conter manifestações passaram uma mensagem de solidez das instituições aos investidores
O dólar chegou a subir mais de 1% no começo do dia, mas fechou com alta mais discreta nesta segunda-feira (9), depois das reações das autoridades contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que invadiram a sede dos Três Poderes em Brasília neste domingo (8), enquanto a Bolsa fechou em leve alta, mais influenciada pelo exterior.
Para analistas, as atitudes já tomadas pelas autoridades para conter atos, como o indiciamento de cerca de mil pessoas pela Polícia Federal e a determinação da retirada dos acampamentos em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, passaram uma mensagem de solidez das instituições aos investidores, especialmente os estrangeiros.
Nesta segunda-feira, os presidentes dos Três Poderes divulgaram uma nota repudiando os atos de vandalismo que ocorreram na véspera.
O dólar comercial à vista fechou em alta de 0,38%, a R$ 5,2570 na venda, depois de atingir a cotação de R$ 5,30 na máxima do dia. O Ibovespa fechou em alta de 0,15%, a 109.129 pontos.