Grupo da “esquerda do PT” diz não haver acordo, enquanto corrente majoritária espera decisão nesta 4ª
O deputado eleito Lindbergh Farias (PT-RJ) disse ao Poder360 nesta 3ª feira (3.jan.2023) que ainda não há acordo dentro do PT sobre quem será o novo líder do partido na Câmara. Ele é do grupo de correntes minoritárias chamadas de “esquerda do PT”, que diverge da posição da ala majoritária, a CNB (Construindo um Novo Brasil). Este último grupo diz ter tudo encaminhado para indicar o nome de Zeca Dirceu (PT-PR) nos próximos dias.
“Não tem acordo ainda, não. Eles estão querendo ficar com os 2 primeiros anos [do mandato de Lula], mas a gente não aceita. Não tem acordo”, disse Farias.
depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o partido já começou a discutir a organização da bancada, apesar de os trabalhos no Congresso só voltarem em fevereiro.
Os principais cargos são revesados entre a CNB e as correntes minoritárias, conhecidas como “esquerda do PT”. Zeca Dirceu, da CNB, é o mais cotado para liderar a bancada do PT na Câmara durante o 1º ano de mandato de Lula.
O jornal digital apurou que, segundo essa ala, o partido teria uma reunião até 4ª feira (4.jan) para bater o martelo sobre o tema. Só então o deputado falaria sobre o fato e organizaria sua gestão.
Zeca Dirceu foi eleito para o 4º mandato de deputado em 2022. É filho de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no 1º governo de Lula.
A vontade da ala majoritária é de ter o cargo por 2 anos, enquanto o grupo minoritário teria um cargo na Mesa Diretora da Câmara. Segundo Farias, ainda não há acordo interno para isso.
Para a Presidência, o PT apoia o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), favorito na disputa. Ele conduzirá as conversas sobre os cargos da Mesa. A bancada do PT será a 2ª maior da Casa. Em 2022, foram eleitos 68 deputados.
O PT também já definiu os líderes do Governo. José Guimarães (PT-CE) foi nomeado para a Liderança do Governo na Câmara e Jaques Wagner (PT-BA) será o Líder do Governo no Senado. Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assumirá a Liderança do Governo no Congresso.
Os líderes têm a função de articular e representar os interesses do Executivo junto à Casa que atuam. Eles articulam acordos e projetos prioritários para o governo.
Poder 360