• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Confiança da construção cai ao menor nível em 10 meses

Por Terra Brasil
26/jan/2023
Em Economia, Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Quarta queda consecutiva do indicador é motivada pela piora no ambiente corrente de negócios e nas expectativas, afirma FGV

O ICST (Índice de Confiança da Construção) caiu 1,7 ponto em janeiro, para 93,6 pontos. Trata-se do menor patamar desde março de 2022 (92,9 pontos), segundo números apresentados pala FGV (Fundação Getulio Vargas)nesta quinta-feira (26).

Para Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a quarta queda consecutiva do indicador reforça que os empresários do setor iniciam o ano mais pessimistas na comparação com o último trimestre de 2022, como resultado da piora no ambiente corrente de negócios e nas expectativas.

“As expectativas se deterioram mais nesses últimos meses, refletindo uma percepção de maior incerteza para os negócios ante a possibilidade de manutenção das taxas de juros em níveis elevados por mais tempo”, avalia Ana Maria.

Leia Também

Novo estudo revela a 2ª melhor cidade para viver no Brasil

Mudança nas lei trabalhista começa a valer e exige atenção

Nova lei pode fazer Netflix e outros streamings saírem do país

Ao analisar o período anual, a pesquisadora observa que a confiança em janeiro de 2023 ainda se mantém ligeiramente maior do que a verificada há um ano, “Nos últimos 12 meses, houve uma desaceleração expressiva dos custos da matérias-primas, que contribuiu para diminuição das dificuldades percebidas pelas empresas”, afirma ela.

A queda do ICST, neste mês, foi influenciada negativamente tanto pelo ISA-CST Índice de Situação Atual) quanto pelo IE-CST (Índice de Expectativas).Contribuíram para o resultado o indicador situação atual dos negócios recuou 1,8 ponto, para 93,2 pontos, e o indicador volume de carteira de contratos cedeu 1,1 ponto, para 97,0 pontos.

Do lado das expectativas, o IE-CST caiu 2,1 pontos, para 92,2 pontos, menor nível desde maio de 2021 (89 pontos). Tal resultado decorreu da queda da demanda prevista cujo indicador caiu 2,9 pontos, para 93,4 pontos, e o indicador de tendência dos negócios recuou 1,7 ponto, para 91,2 pontos.

O índice, no entanto, mostra que o pessimismo de janeiro não está disseminado por todos os segmentos setoriais. Na comparação interanual, o Indicador de Confiança foi sustentado por uma melhora expressiva na percepção em relação à situação corrente dos empresários ligados à infraestrutura. Em menor magnitude também cresceu o ISA das empresas de Edificações. Por outro lado, a queda nas expectativas afetou todos os segmentos, revelando o efeito mais disseminado das incertezas.

R7

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Deputado do PT defende nomeado por Bolsonaro nos Correios e irrita petistas

PRÓXIMO

Celular explode dentro de clínica no Paraná, VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se