Um Airbus A319 da Latam apresentou problema, incluindo estouro de pneu, ao pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, segundo consta em um reporte publicado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Conforme os dados da autoridade brasileira de investigação, no dia 7 de janeiro, a aeronave envolvida foi a de matrícula PT-TMB, que decolou do Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena (SBCT), em São José dos Pinhais (PR), com 5 tripulantes e 119 passageiros a bordo, no voo TAM-3999 com destino ao Santos Dumont.
Nada foi relatado ao longo do voo, porém, durante a corrida no pouso, foi percebido pela tripulação a perda de eficiência para a desaceleração da aeronave.
Foram realizados os procedimentos previstos em manual e houve o estouro de um pneu do trem de pouso esquerdo. Apesar do problema, a aeronave livrou a pista por meios próprios, sem maiores intercorrências.
O momento em que a situação ocorreu foi captado pela câmera ao vivo do canal “Aviation TV” no YouTube, conforme mostrado no player abaixo.
Como se nota nas imagens, a aeronave percorreu normalmente a pista, e logo na sequência, os pilotos de outra aeronave, que entrou na pista para decolagem, precisaram movê-la de volta para a taxiway, já que não poderiam decolar em função do incidente.
Na gravação das mensagens do controle de tráfego aéreo do Rio de Janeiro, que acompanha as imagens, também foi possível ouvir o controlador informando aos pilotos de outras aeronaves em voo que precisariam cancelar suas aproximações devido ao fechamento da pista.
Mais alguns minutos depois, a informação sobre o estouro do pneu durante o pouso também foi passada a todas as aeronaves que estavam chegando ao Santos Dumont.
Na continuidade da gravação, a câmera mostrou veículos de serviços do aeroporto trabalhando na pista, devido à necessidade de inspeção e limpeza para garantir que nenhum detrito permaneceria na área. Técnicos de manutenção também foram vistos verificando o trem de pouso do Airbus A319 enquanto passageiros desembarcavam.
Acompanhe no player a seguir todos os fatos acima descritos:
Após o incidente registrado às 12h38 e a inspeção/limpeza de pista efetuada pela equipe do aeroporto, as operações puderam ser retomadas somente após mais de uma hora e meia, por volta das 14h15.
A ocorrência é classificado no CENIPA como “Incidente” do tipo “Estouro de Pneu” e o reporte indicado o status “Os trabalhos relativos a esta ocorrência estão finalizados.”
O Airbus A319 da Latam permaneceu fora de serviço até o dia seguinte, voltando a voar às 06h00 da manhã.
A companhia aérea comenta o seguinte sobre o incidente:
“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3999 (Curitiba- Santos Dumont) do dia 7 de janeiro de 2023 pousou em total segurança no aeroporto do Rio de Janeiro às 12h38 e todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A companhia esclarece que irá colaborar com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura.“
Aeroin