Foto: Sandro Baebler /Hublot via Getty Images.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) protocolou, nessa sexta-feira (6/1), a concessão do título de cidadão honorário de Brasília a Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. O atleta, considerado o melhor jogador de futebol da história, morreu em 29 de dezembro, aos 82 anos.
De autoria dos deputado distrital Daniel de Castro, a homenagem foi justificada em “face dos relevantes serviços prestados por Pelé, nos campos esportivos, social, cultural e político”.
“Tendo em vista o atendimento dos requisitos da resolução número 250/2011, rogamos aos nobres pares desta casa a aprovação da proposta. Homenageando, dessa forma, uma das maiores personalidades da história de nosso país”, declararam os deputados distritais.
O título pode ser concedido a Pelé logo após o Túnel de Taguatinga, no Distrito Federal, ser batizado em outra homenagem ao craque. O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez a determinação na terça-feira (3/1), quando o corpo do jogador foi sepultado, em Santos (SP).
Segundo os parlamentares, a previsão é de que, se aceito em plenário, o título de cidadão honorário de Brasília seja entregue à família do craque no dia da inauguração do túnel Rei Pelé em Taguatinga.
Créditos: Metrópoles.