Principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa segue em queda livre no primeiro pregão do ano, nesta segunda-feira (2). Governo Lula revogou medidas que avançavam com a privatização de estatais como a Pré-Sal Petróleo e os Correios.
Às 16h38, o índice recuava 3,25%, aos 106.244,41 pontos. Na mínima do dia até aqui, o Ibovespa caiu para 106.163,87 mil pontos.
O dólar comercial, por sua vez, operava em alta. A moeda americana era negociada a R$ 5,3430 na compra, e R$ 5,3436 para a venda.
Durante discurso de posse, Lula, por exemplo, definiu o teto de gastos como uma “estupidez”, reafirmou a visão do papel do Estado como indutor do crescimento, criticou a reforma trabalhista, assim como a postura de acionistas de estatais como a Petrobras.
Haddad, por sua vez, prometeu uma nova âncora fiscal até meados do ano, mas não deu detalhes. O mercado interpretou ainda a decisão do governo de desonerar os combustíveis por 60 dias como uma derrota do novo ministro da Fazenda. As declarações causaram preocupação no mercado, assim como a decisão de prorrogar a desoneração dos combustíveis.
Nos últimos dias, Haddad havia se posicionado contra a medida. Foi por isso que a bolsa e o dólar se movimentaram negativamente nesta segunda-feira (2).
Gazeta Brasil