Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, um domingo, um incêndio atingiu a boate Kiss, no centro da cidade de Santa Maria, deixando 242 mortos, 636 sobreviventes e marcas que permanecem presentes na memória da comunidade até hoje.
Um ato ecumênico na Praça Saldanha Marinho abriu as homenagens às vítimas da Boate Kiss na manhã desta sexta-feira (27). A programação, que iniciou na quarta-feira (25) e segue até este sábado (28), foi elaborada pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
No início da tarde de hoje, 242 balões brancos foram soltos no céu de Santa Maria, na praça Saldanha Marinho, no centro da cidade. Por ironia do destino, com o vento, os balões, inicialmente, foram em direção ao prédio da boate.
A programação de dez anos da tragédia, completos nesta sexta-feira, encerra-se no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h. A AVTSM convida toda a comunidade a participar das atividades em homenagem aos 242 jovens que foram vítimas da trágica noite de 27 de janeiro de 2013. As ações realizadas têm como intuito preservar a memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (27)
(todas as atividades do dia ocorrem na Praça Saldanha Marinho)
– 13h45min – Soltura dos Balões
– 14h – Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e Mães da AVTSM
– 15h30min – O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael
e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Júnior (advogado que representa a AVTSM no
processo penal)
– 17h – Por que prevenção vale a pena? com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e integrante da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)
– 19h – 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” — Apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’
– 20h30min – Por que contar essa história 10 anos depois? com Daniela Arbex (jornalista e
autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada da Boate Kiss) e Marcelo
Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)
– 22h – Encerramento com Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires
Sábado (28)
– 20h – Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.