A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, reuniu-se com o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias (o Bessias, como é conhecido no Partido dos Trabalhadores), na quarta-feira 4. No encontro, Messias disse que pretende “fortalecer a cooperação” entre os Poderes.
Segundo o AGU, não foram discutidos processos específicos. “Foi uma visita de cortesia para apresentar a equipe que vai estar à frente da atuação e reafirmar o compromisso de uma agenda firme de redução de controvérsias, além de ampliar a agenda de conciliação perante o Supremo”, disse Messias.
O ministro informou Rosa que o presidente Lula e a AGU estão à disposição “para atuar fortemente na promoção da harmonia entre os Poderes”. “A ministra ficou feliz com a mensagem que trouxemos e esse é o espírito do trabalho que nós vamos desenvolver no próximo período”, relatou o novo AGU.
Sobre a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, órgão do governo federal para combater “desinformação”, Messias comunicou que o grupo vai adotar “medidas de resposta” contra fake news em “prol da eficácia das políticas públicas e da democracia”.
“Essa agenda está em processo de regulamentação”, observou Messias. “O decreto já foi publicado e estamos empenhados nele nesse momento de internamente discutir o processo para saber como atuará a procuradoria.”
Durante o encontro, Messias presenteou Rosa Weber com um livro de poesia de Adélia Prado e recebeu da ministra uma edição especial da Constituição.
Revista Oeste