Cotado para a nova Esplanada dos Ministérios, o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) passou a ser refutado por dirigentes petistas por ter criticado o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da campanha presidencial.
Às vésperas do segundo turno, o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados afirmou, de maneira indireta, em evento em Campo Formoso, que do lado do então candidato petista “só tem condenado ou ex-presidiário”.
O áudio tem circulado no gabinete de transição e, segundo dirigentes petistas, seu conteúdo já foi comunicado a Lula. Na semana passada, Elmar esteve com Lula para discutir o espaço do União Brasil. A ideia é que o partido comande o Ministério da Integração Nacional.
Diante da repercussão negativa da declaração, dirigentes petistas defendem que outro nome comande a pasta. São citados o senador Davi Alcolumbre (AP) e a deputada federal Professora Dorinha (TO).
Elmar é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A sua nomeação no primeiro escalão seria tanto um aceno ao União Brasil como ao dirigente da Casa Legislativa.
O objetivo de Lula é anunciar os ministros restantes até a próxima quarta-feira (28). O petista ainda precisa definir dezesseis pastas, entre elas Planejamento, Cidades, Meio Ambiente e Comunicação.
CNN Brasil