Presidente eleito e líder da Câmara dos Deputados tiveram uma “conversa conceitual”
Foto: Ricardo Stuckert / PT
O encontro entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira ocorreu a portas fechadas na última quarta-feira (30). De acordo com informações da colunista Andréia Sadi, do portal G1, eles se reuniram à sós para tratar de “coisas que precisavam ser ditas”.
A fonte da jornalista descreveu o bate-papo como uma “conversa conceitual” entre duas figuras políticas que há pouco tempo sequer se conheciam.
Antes da conversa privada, Lira se reuniu com membros da equipe de transição e também com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Lira afirmava que, caso a eleição de Lula de fato se concretizasse, ele esperava que seu interlocutor no governo fosse o próprio Lula, não um de seus auxiliares. Para tratativas políticas, ele gostaria de ter acesso direto ao presidente.
O petista, por sua vez, assumiu o posto de articulador do seu próprio governo já durante a transição. Na conversa com Lira, Lula teria deixado claro que é o “posto ipiranga” de seu próprio governo. Ou seja, embora tenha aliados próximos para ajudá-lo, ele mesmo pretende tomar as rédeas das negociações de acordos políticos.
Pleno News