Critério de escolha foi a antiguidade, uma tradição no Exército, na Marinha e na Aeronáutica
O futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciado nesta sexta-feira (9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou o nome dos comandantes das Forças Armadas nas próximas gestões. Os nomes são os mesmos que já vinham sendo especulados nos últimos dias e obedecem a ordem de antiguidade em cada uma das três forças.
Pela manhã, Múcio enfatizou que este era mesmo o critério, o que por si só já permitia a dedudação dos nomes. À noite, em entrevista ao canal GloboNews, ele confirmou nominalmente os comandantes.
No Exército, o futuro comandante será Julio Cesar de Arruda, atual chefe do departamento de Engenharia e Construção. Na Aeronáutica, o escolhido é o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da força. Na Marinha, o comandante será o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comanddante de operações navais. Neste caso, o escolhido foi o segundo mais antigo pois o primeiro, o almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do Estado-maior da Marinha, será o comandante do Estado-maior das Forças Armadas.
O Tempo