• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 16 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Lula loteia Esplanada para MDB, PSD e União, mas não garante governabilidade; ENTENDA

Por Terra Brasil
29/dez/2022
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente eleito Lula anunciou, há pouco, os nomes que faltavam para compor sua Esplanada com 37 ministérios. 

Foram confirmados hoje nomes como o de Simone Tebet (Planejamento), Carlos Fávaro (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Na cota pessoal de Lula, foi anunciado o general Gonçalves Dias, como ministro do GSI.

Também foi anunciado como ministro da Integração o governador do Amapá, Waldez Góez (PDT). Apesar de ligado ao partido de Ciro Gomes, ele é tido como da cota de Davi Alcolumbre. A expectativa é que ele se filie ao União Brasil no ano que vem.

Leia Também

Mudança na lei pode impactar diretamente quem atua como MEI

Idosos podem ter redução no valor da aposentadoria com nova lei

IPVA mais barato garante economia para quem tem veículo

“Ele vai ajudar a coordenar a bancada do companheiro Bivar na Câmara e no Senado”, confirmou Lula há pouco.

“Quero agradecer ao senador Alcolumbre pela inteligência de encontrar esse companheiro no Amapá”, declarou Lula, sobre Góez.

Lula pretendia anunciar o primeiro escalão ainda na primeira semana de dezembro. Mas o petista foi obrigado a costurar espaços para aliados, principalmente do MDB, PSD e União Brasil.

No caso do MDB, havia uma dúvida sobre a participação da senadora Simone Tebet. Aliada ao longo da campanha, ela queria, incialmente, ser a titular do ministério do Desenvolvimento Social, mas foi preterida por Wellington Dias. Como solução, o PT ofereceu Meio Ambiente; a parlamentar recusou. No final, ela foi confirmada hoje como Ministra do Planejamento.

O PSD terá três pastas no governo Lula, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; o União Brasil, na reta final, conseguiu emplacar dois ministros. Ambos anunciados hoje: Juscelino Filho (Comunicação) e Daniela do Waguinho (Turismo).

Apesar dessa composição, não há garantias de que isso seja revertido em votos na Câmara e no Senado. No caso do União Brasil, o líder do partido, Elmar Nascimento (BA), já sinalizou que, mesmo com a representação ministerial, não é possível garantir um bloco de apoio na Câmara com todos os 59 deputados.

No Senado, também haverá gargalos como o próprio ex-ministro Sergio Moro, que já se declarou oposição ao novo governo. MDB e PSD também já sinalizaram que terão dissidências pontuais nas duas bancadas.

Apesar desse esforço de composição, estas três siglas devem conseguir aproximadamente 120 votos na Câmara para o futuro governo.

Confira na lista abaixo os nomes e partidos contemplados nesta quinta-feira:

  1. Gabinete de Segurança Institucional – general Gonçalves Dias
  2. Planejamento e Orçamento – Simone Tebet (MDB-MS)
  3. Secom – Secretaria de Comunicação – Paulo Pimenta (PT-RS)
  4. Transportes – Renan Filho (MDB-AL)
  5. Agricultura e Pecuária – Carlos Fávaro (PSD-MT)
  6. Pesca e Aquicultura – André de Paula (PSD-PE)
  7. Desenvolvimento Agrário – Paulo Teixeira (PT-SP)
  8. Previdência Social – Carlos Lupi (PDT-RJ)
  9. Esportes – Ex-atleta de vôlei Ana Moser
  10. Minas e energia – Alexandre Silveira (PSD-MG)
  11. Comunicações – Juscelino Filho (União-MA)
  12. Meio Ambiente – Marina Silva (Rede)
  13. Turismo – Daniela do Waguinho (União-RJ)
  14. Integração e Desenvolvimento Regional – Waldez Góes (PDT-AP)
  15. Cidades – Jader Barbalho Filho (MDB-PA)
  16. Povos Indígenas – Sônia Guajajara (Psol)

O Antagonista

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

AGORA: Lula anuncia novos ministros do seu novo governo; confira os nomes

PRÓXIMO

Veja quem são os 37 ministros de Lula

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se