• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 2 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Juros futuros voltam a subir com mercado à espera da PEC do Rombo

Por Terra Brasil
05/dez/2022
Em Economia, Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Atenções dos investidores estão voltadas para as perspectivas para a política fiscal e monetária do país

Após ter recuado ao longo da semana passada, o mercado local de juros retomou a trajetória de alta no pregão desta segunda-feira (5), com as atenções dos investidores voltadas para as perspectivas para a política fiscal e monetária do país.

Na noite de domingo (4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou a pauta de votação da semana com a previsão de análise da PEC do rombo para esta quarta-feira (7).

O texto protocolado autoriza o governo eleito a excluir as despesas com o programa Auxílio Brasil -que voltará a se chamar Bolsa Família- do teto de gastos. Pela proposta protocolada no Senado, a PEC do Rombo terá impacto de R$ 198 bilhões.

Leia Também

Aposentados vão receber valor extra do INSS liberado em 24 de abril além do benefício mensal

Esmeralda gigante de 142 kg encontrada na Bahia será leiloada com lance inicial de quase R$ 80 milhões e promete chamar atenção do mercado de pedras preciosas

Investigação comercial dos EUA avança e pode levar a novas sanções contra o Brasil

O relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou nesta segunda que o relator da PEC (proposta de emenda à Constituição) da Transição será o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), e que a proposta deve ter duração de dois anos.

O temor dos agentes financeiros acerca da condução da política fiscal a partir de 2023 pelo governo Lula e dos impactos para a trajetória da dívida pública fez com que os juros futuros, que embutem as expectativas do mercado sobre os rumos para a taxa Selic, tenham voltado a registrar alta.

O contrato de juro futuro com vencimento em 2024 avançou de 13,82% no fechamento de sexta-feira (2) para 14% nesta segunda. Já o título para 2027 passou de 12,49% para 12,75%.

Em um cenário de maior aversão ao risco tanto no país como também em escala global, a Bolsa de Valores brasileira registrou forte queda acima de 2%, com o Ibovespa fechando o dia em baixa de 2,25%, negociado aos 109.401 pontos. Foi a maior queda desde 25 de novembro, quando o índice de ações caiu 2,55%, após encontro do ex-prefeito Fernando Haddad, principal cotado para o ministério da Fazenda, com banqueiros em evento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O Tempo

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Bia Kicis tem perfil suspenso nas redes sociais: ‘Basta de tirania’

PRÓXIMO

Quantidade de brasileiros no exterior cresce 35% em dez anos, aponta IBGE

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se