O dicionário norte-americano Cambridge atualizou recentemente suas definições de “homem” e “mulher”, para incluir pessoas cuja identidade de gênero não corresponde ao seu sexo biológico. A mudança gerou críticas de conservadores.
Tanto na definição de “homem” quanto na de “mulher”, o dicionário escreveu que se trata de “um adulto que vive e se identifica como homem [ou mulher], embora se possa dizer que eles têm um sexo diferente no nascimento”.
A publicação usa o pronome eles (they), um “pronome neutro” em inglês, para se referir a pessoas transexuais.-Publicidade-
Como exemplo do uso de “homem” nessa acepção, o Cambridge cita duas frases: “Mark é um homem trans (= um homem que se dizia ser mulher quando nasceu)” e “O médico o encorajou a viver como homem por um tempo antes de passar pela transição cirúrgica.”
Como exemplo do verbete “mulher”, o dicionário também apresenta duas frases: “Ela foi a primeira mulher trans eleita para um cargo nacional” e “Mary é uma mulher que foi designada como homem ao nascer”.
Revista Oeste