Rui Falcão fala em desvio de finalidade no uso da aeronave pelo presidente para possível viagem internacional
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quinta-feira contra a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) nos últimos dias de seu mandato. Segundo o parlamentar, o uso do avião da FAB representa “flagrante desvio de finalidade” e afronta aos princípios norteadores da administração pública.
“Bolsonaro foge para aproveitar o Réveillon em Miami, com dinheiro público e deixa aqui no Brasil um legado de miséria e uma horda de delinquentes dispostos a cometer atentados”, diz o pedido dirigido ao procurador-geral da República, Augusto Aras.
Falcão ainda afirma, na representação, que a viagem de Bolsonaro em um avião público causa prejuízo ao erário, “já que o transporte aéreo privativo é serviço extremamente custoso, ao passo que diversas outras alternativas, especialmente através de voo comercial de carreira, poderiam ser adotadas”. “Fere-se, portanto, a regra constitucional da proporcionalidade e razoabilidade da conduta administrativa”.
O Globo