Foto: Reprodução.
Uma briga violenta estourou no parlamento do Senegal nesta quinta-feira (1º) depois que o parlamentar Massata Samb, da oposição, deu tapa na deputada Amy Ndiaye Gniby, da coalizão governante Benno Bokk Yakaar (BBY), durante uma apresentação sobre orçamento.
Gniby jogou uma cadeira para em Samb antes que outro parlamentar a jogasse no chão. A sessão foi suspensa enquanto os legisladores trocaram golpes e insultos. O incidente foi registrada pela televisão estatal senegalesa.
Samb estava se dirigindo à assembleia sobre os comentários que Gniby fez no fim de semana, durante os quais ela criticou um líder espiritual que se opõe à possibilidade do presidente Macky Sall concorrer ao cargo novamente. Gniby zombou de seus comentários e declarou que não se importava, então Samb se aproximou e bateu na deputada.
O incidente ocorreu em meio à grande tensão entre os políticos governistas e da oposição, que vem crescendo desde as eleições legislativas de julho de 2022, na qual o partido governista perdeu sua confortável maioria no parlamento em meio a preocupações de que o presidente Sall buscará um terceiro mandato em 2024.
Créditos: G1.