Foto: Getty Images.
A história de Sodoma e Gomorra é uma das mais populares da Bíblia. Essas cidades pagaram o preço final pelo pecado: a destruição completa. Apenas um homem e sua família foram autorizados a escapar, mas todos os outros foram devastados. Mas por que Sodoma e Gomorra enfrentaram a ira de Deus? Quão sérios foram os pecados cometidos por seus residentes, realmente?
Cidades da Planície
Sodoma e Gomorra são as mais conhecidas, mas, na verdade, havia outras três cidades ao longo do rio Jordão. Essas cinco cidades eram conhecidas como Cidades da Planície
Essas outras cidades são mencionadas na Bíblia? –
Sim, com certeza são. Admá e Zeboim são mencionadas em Deuteronômio 29:22-23. E Gênesis 19:23 identifica a terceira cidade como Zoar.
Essas cidades também foram destruídas por Deus?
Admá e Zeboim também eram igualmente pecaminosas, por isso foram destruídas. Mas elas provavelmente não eram tão populares como Sodoma e Gomorra.
O que aconteceu com a terceira cidade?
Zoar foi poupada da ira de Deus porque Ló (sobrinho de Abraão) se refugiou lá.
Homossexualidade pode não ser a culpada
A homossexualidade tem sido o bode expiatório das punições de Sodoma e Gomorra por milênios. Mas há outra versão da história: que as cidades foram destruídas porque seus habitantes eram cruéis com estranhos.
Ou talvez seja por causa disso mesmo
A teoria homossexual aponta para Gênesis 19:5, onde alguns homens de Sodoma disseram a Ló: “Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.”
E tem mais…
A ideia é então enfatizada em Judas 1:7, que diz: “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”.
Mas talvez também não tenha sido bem assim –
A falta de hospitalidade era muito comum naquela época. Mateus 10:14-15 diz: “E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.”
Qual foi o pecado, afinal de contas? –
Bem, é complicado. E a Bíblia não deixa as coisas muito claras. Ezequiel 16:49 diz: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.” Parece uma cidade egocêntrica e pecaminosa, certo?
Coloque uma pitada de adultério na mistura –
Jeremias 23:14 acrescenta algo a mais no debate: “Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra.”
Essas cidades eram completamente sem lei… Mas um homem era digno de escapar da destruição –
2 Pedro 2:6-9 enfatiza como Ló foi salvo por Deus, que fez isso por ele ser um homem piedoso e justo. Ló e suas filhas conseguiram escapar sãos e salvos. A esposa de Ló, no entanto, não conseguiu porque ela desobedeceu a Deus e olhou para trás. Por isso ela foi transformada numa estátua de sal.
O caso de incesto
Por mais irônico que pareça, Ló cometeu um pecado com suas filhas quando escapou da cidade do pecado. Mas por quê? O antigo livro judeu “Genesis Rabbah” oferece algumas informações.
Acontece que foi profetizado que o Messias viria da linha hereditária de Ló, então ele e suas filhas estavam apenas fazendo a vontade de Deus.
Ló e suas filhas tiveram Moabe e Ben-Ami, que começaram as dinastias conhecidas como os Moabitas e os Amonitas.
Mas acontece que os Moabitas e os Amonitas estavam constantemente em guerra com os Israelitas, o povo de Deus.
Os romanos tem sua própria versão da história –
Esta não é a primeira história na Bíblia que pode ser encontrada em outro lugar também. O escritor romano Ovídio escreveu uma fábula que mistura elementos da mitologia grega e romana, a história de Baucis e Filémon.
Filémon e Baucis –
Os deuses Zeus e Hermes (ou Júpiter e Mercúrio, respectivamente na mitologia romana) viajam para uma cidade disfarçados de homens, apenas para descobrir que todos são inóspitos, exceto Filémon e sua esposa, Baucis, que os recebem e lhes dão comida.
Os homens eventualmente se revelam como deuses e avisam o casal para fugir, pois eles destruirão a cidade. Soa familiar, né?
A versão islâmica da história –
Gênesis 19:26 diz que a esposa de Ló olhou para trás durante a destruição da cidade, desobedecendo a ordem de Deus. Como resultado, ela foi transformada em uma estátua de sal. Bem desagradável, mas a Sura Hude 11:81 no Alcorão consegue ser ainda pior.
Lá diz: “Então viaje com sua família no escuro da noite, e não deixe nenhum de vocês olhar para trás, exceto sua esposa. Ela certamente sofrerá o destino dos outros.” Então, Ló sabia que sua esposa seria punida. Mas a pergunta permanece: por quê?
As Cidades da Planície tiveram um passado difícil –
Antes do evento apocalíptico acontecer, Sodoma e Gomorra foram realmente devastadas pela guerra. Quedorlaomer, o Rei de Elão, atacou as cidades, massacrou seus moradores e roubou todas as suas riquezas e alimentos.
Então, talvez esses cidadãos tenham tido uma razão para parar de seguir a vontade de Deus e se tornarem um pouco rudes e hedonistas. Eles pagaram por isso da pior maneira possível no final.
A localização de Sodoma –
Em 2005, arqueólogos descobriram uma vasta área na Jordânia conhecida como Telel Hamã. Poderia esta ter sido Sodoma?
Achamos Sodoma? –
Bem, o homem que liderou a escavação, o arqueólogo Steven Collins, era um cristão evangélico com a missão de encontrá-la. Por isso, algumas pessoas questionaram suas descobertas.
Independentemente disso, o local descoberto fica na localização mais provável das Cidades da Planície. E há evidências de que o lugar foi devastado pelo fogo.
Tanto que a cerâmica desenterrada de lá se transformou em vidro depois de ser exposta a temperaturas extremamente altas.
Deus lançou grandes pedras –
Em 2018, Collins criou uma teoria que explicaria as altas temperaturas que transformaram a cerâmica em vidro: um meteoro.
Então, um meteoro poderia ter explodido sobre o Mar Morto e facilmente destruído Telel Hamã. Além disso, testemunhar tal evento seria facilmente interpretado como Deus estando bastante irritado.
E a cidade sobrevivente? –
O que aconteceu com Zoar? Essa foi encontrada! Ela é mencionada ao longo da história, pelos romanos e pelo Islã.
Escavações ocorreram na área, principalmente nos anos 80 e 90, e várias descobertas foram feitas, como a caverna onde supostamente Ló se refugiou.
Créditos: Grunge.