Foto: Erin Scott/The White House.
A Casa Branca confirmou a viagem ao Brasil, na próxima segunda-feira, do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, para encontros com o presidente eleito Lula e com um secretário do governo de Jair Bolsonaro.
Sullivan também se reunirá com o senador petista Jaques Wagner, um dos coordenadores da transição de governo e cotado para assumir algum ministério.
“Sullivan se reunirá com o secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil, almirante Flávio Rocha, o presidente eleito Lula da Silva e o senador Jaques Wagner”, disse em comunicado a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Adrienne Watson.
Ainda de acordo com a porta-voz, “o conselheiro discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar trabalhando juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, promovendo a inclusão e a democracia e gerenciando a migração regional”.
Na sexta, Lula afirmou que só viajará aos Estados Unidos após cerimônia de diplomação, marcada para o dia 12. Na visita ao presidente americano, Joe Biden, o presidente eleito pretende tratar sobre a relação institucional entre os dois países, além do papel do Brasil na geopolítica mundial e sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Créditos: O Antagonista.