No terceiro dia de apuração da eleição de meio de mandato nos Estados Unidos (EUA), o partido Republicano está a caminho para conquistar a maioria na Câmara. No entanto, a nova composição do Congresso ainda está indefinida — com um Senado bastante dividido, conforme os resultados desta quinta-feira (9/11).
Até o momento, os republicanos conquistaram 49 cadeiras no Senado, contra 48 dos democratas. Para firmar maioria, a legenda precisa alcançar 51 senadores. Ao todo, a Casa Alta tem 100 integrantes, mas só 35 deles serão substituídos nessa eleição. Em caso de empate, a vice-presidente Kamala Harris tem o voto de minerva.
Na Câmara dos EUA, a vantagem republicana é um pouco mais ampla, mas ainda sem maioria. Enquanto o partido de oposição ao governo Biden tem 209 cadeiras, a sigla do governo tem 192. Todos os 435 assentos serão renovados e para alcançar a maior parcela das vagas, é preciso eleger 218 deputados.
A disputa definirá a segunda metade do governo de Joe Biden e pode impactar o pleito presidencial de 2024. Uma pequena maioria na Câmara possibilitaria que os republicanos barrassem pautas prioritárias pelo presidente, como o direito ao aborto e manutenção do auxílio à Ucrânia.