Guido Mantega enviou uma carta a representantes dos governos dos EUA, Chile e Colômbia pedindo para adiar a eleição para a Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A informação é da CNN Brasil.
No documento, o ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma diz, de acordo com pessoas consultadas pela emissora que tiveram acesso à carta, falar em nome da equipe econômica do novo governo petista.
A carta afirma ainda que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gostaria de indicar outro candidato.
Hoje, o candidato brasileiro à presidência do BID é o economista e ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, que é um dos técnicos mais respeitados do país.
Goldfajn foi indicado para concorrer para a presidência do BID por Paulo Guedes, ministro da Economia do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
O BID é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, EUA, criada no ano de 1959 com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe.