Ao fazer um balanço dos números das eleições de 2022, presidente do TSE comemorou o menor índice de abstenção do segundo turno em relação ao primeiro turno
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um balanço dos números do 2º turno das eleições 2022, considerado o maior pleito em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral, durante a sessão desta quinta-feira (3).
Moraes citou que houve um comparecimento de 79, 41% do eleitorado (quase 125 milhões de eleitores compareceram às urnas) e o menor índice de abstenção do segundo turno em relação ao primeiro turno, pela primeira vez nas últimas cinco eleições, bem como um número mais baixo de votos brancos e nulos, demonstrando efetivamente a participação maciça do eleitorado brasileiro.
“Em 2022, novamente, a Justiça Eleitoral reafirma o que eu venho dizendo há algum tempo: somos uma das quatro maiores democracias do mundo, a única que proclama o resultado no mesmo dia. Nas eleições de 2022, três horas após o final da eleição nós já sabíamos quem será o novo presidente da República”, declarou Moraes.
O TSE concluiu a totalização de todos os votos aos 18 minutos de segunda-feira (1º), tendo sido proclamado, já às 19h58, com 98% dos votos apurados, o resultado com o vencedor matematicamente eleito.
O Antagonista