O Twitter pausou seu serviço de assinatura do selo azul por US$ 8 anunciado recentemente na sexta-feira (11), quando as contas falsas aumentaram, e o novo proprietário, Elon Musk, trouxe de volta o selo “oficial” para alguns usuários da plataforma de mídia social.
A cobiçada marca de seleção azul era anteriormente reservada para contas verificadas de políticos, personalidades famosas, jornalistas e outras figuras públicas. Mas uma opção de assinatura, aberta a qualquer pessoa disposta a pagar, foi lançada no início desta semana para ajudar o Twitter a aumentar a receita enquanto Musk luta para reter anunciantes.
O caso faz parte de duas semanas caóticas no Twitter desde que Musk concluiu sua aquisição de US$ 44 bilhões. Musk demitiu quase metade da força de trabalho do Twitter, removeu seu conselho e executivos seniores e aumentou a perspectiva de falência do Twitter. A Comissão Federal de Comércio dos EUA disse na quinta-feira (10) que estava assistindo o Twitter com “profunda preocupação”.
Vários usuários relataram na sexta-feira (11) que a nova opção de assinatura para a marca de verificação azul havia desaparecido, enquanto uma fonte disse à Reuters que a oferta foi descartada.
O Twitter não respondeu a um pedido de comentário.
Contas falsas supostamente grandes marcas apareceram com o cheque azul desde o novo lançamento, incluindo Tesla e SpaceX de Musk, além de Roblox, Nestlé e Lockheed Martin.
“Para combater a personificação, adicionamos um rótulo ‘Oficial’ a algumas contas”, twittou a conta de suporte do Twitter – que tem a tag “oficial” na sexta-feira.
O rótulo foi originalmente apresentado na quarta-feira (9) –mas “morto” por Musk apenas algumas horas depois.
A farmacêutica Eli Lilly emitiu um pedido de desculpas depois que uma conta de impostor twittou que a insulina seria gratuita, em meio à reação política e ao escrutínio dos altos preços do medicamento.
“Pedimos desculpas àqueles que receberam uma mensagem enganosa de uma conta falsa da Lilly”, disse a empresa, reiterando o nome de seu identificador no Twitter.
Vários tweets enganosos sobre Tesla de uma conta verificada com a mesma foto de perfil da conta oficial da empresa também estavam circulando na plataforma.
Musk disse que os usuários do Twitter que se engajassem em falsificação de identidade sem especificá-la claramente como uma conta de “paródia” seriam suspensos permanentemente sem aviso prévio. Várias contas de marcas falsas, incluindo as de Nintendo 7974.T e BP BP.L, foram suspensas.
Na quinta-feira, em seu primeiro e-mail para toda a empresa, Musk alertou que o Twitter não seria capaz de “sobreviver à próxima crise econômica” se não aumentasse a receita de assinaturas para compensar a queda na receita de publicidade, disseram à Reuters três pessoas que viram a mensagem.
Muitas empresas, incluindo a General Motors e a United Airlines, pausaram ou desistiram da publicidade na plataforma desde que Musk assumiu. Em resposta, o bilionário disse na quarta-feira que pretendia transformar o Twitter em uma força pela verdade e impedir contas falsas.
Créditos: CNN Brasil.