Durante evento promovido pelo BTG Pactual, o ex-presidente do Banco Central desejou ‘boa sorte’ aos investidores
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central (BC), disse nesta quinta-feira, 10, durante evento promovido pelo BTG Pactual, que está pessimista com o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aos clientes do banco, Meirelles afirmou que o presidente eleito estava sem falar sobre economia para não causar desagrado. “Hoje, começou a falar”, observou. “Aí, começou a sinalizar uma direção à Dilma.”
O ex-presidente do BC, que chegou a ser cotado para assumir o cargo de ministro da Fazenda no novo governo, criticou as declarações proferidas por Lula nesta manhã. “Estou pessimista, não tenha dúvida”, admitiu. “Só posso dizer uma coisa a todos vocês: boa sorte”.
Mais cedo, Lula defendeu a ampliação dos gastos públicos para o pagamento de programas sociais. “Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país?”, perguntou o presidente eleito. “Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto?”
As declarações, proferidas na sede do governo de transição, em Brasília, fez o dólar disparar 3% e levou o Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro, abaixo dos 110 mil pontos. Isso não ocorria desde o fim de setembro.