O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer mudar tudo na TV Brasil e tirar o estilo de “emissora do governo” para transformá-la numa espécie de BBC brasileira. A informação é do portal Na Telinha.
De acordo com o portal, o petista teria avisado sua equipe que quer uma relação de jornalistas que seriam capazes de transformar a estatal em referência mundial.
Esse era o sonho que tinha quando criou a TV Brasil, segundo o site. O petista teria dito a aliados que ficou frustrado com o que aconteceu com a emissora nos últimos anos.
De acordo com ele, Bolsonaro só “transformou a empresa numa espécie de canal do governo” porque o PT foi incapazes de transformá-la em uma “potência estatal”.
Ele teria lembrado, de acordo com a Na Telinha, que nenhum governo consegue mudar o estilo da BBC, no Reino Unido e é este o modelo que ele pretende importar para o Brasil.
Segundo o Na Telinha, Lula gostaria de fazer a TV Brasil “parar de acompanhar inaugurações e atos do governo e o modelo de programação é outro”.
Ele também quer investimento em programas de games, voltados para o jovem, com espaço para minorias e documentários.
Quem comanda a TV Brasil é a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que também é responsável pelas rádios públicas brasileiras.
Alguns nomes cotados para fazerem parte da EBC/TV Brasil são:
Juca Kfouri
José Trajano
Leandro Demori
Cristina Serra
Helena Chagas
Glen Lopes Valente