A assessoria jurídica do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já prepara duas ações de investigação judicial eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e econômico que, no limite, com o objetivo de tornar o mandatário inelegível. A informação é jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil
Segundo o jornalista, uma das peças em como foco falas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas durante a corrida pelo Palácio do Planalto. A campanha avalia incluir nessa ação manifestações da última quarta-feira (2) que bloquearam rodovias após o resultado eleitoral.
Ainda de acordo com o veículo, a equipe de Lula também deve incluir agentes políticos do entorno do Bolsonaro que acabaram apoiando os protestos, como os deputados eleitos Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
A outra ação terá foco em questões econômicas, entre elas os benefícios financeiros que o governo liberou durante o processo eleitoral, como a concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.