• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Lei que isenta governo de pagar direito autoral gera protesto de artistas

Por Terra Brasil
24/nov/2022
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Projeto de 1997 voltou a ser levado para votação no plenário da Câmara em regime de urgência

Um projeto de lei de mais de 20 anos que propõe mudanças na lei de direitos autorais brasileira voltou à pauta da Câmara nesta semana, levando a uma reação de artistas e entidades dos setores de música, audiovisual e editorial.

O PL 3968/97 propõe que entidades filantrópicas e órgãos públicos possam usar obras musicais em eventos sem precisar pagar direitos autorais, como acontece atualmente. A proposta, apresentada em dezembro de 1997 pelo ex-deputado Serafim Venzon, traz a justificativa de que órgãos públicos e entidades filantrópicas possuem missão social e não têm fins lucrativos e que a dispensa de pagamento de direitos autorais por eles “representa um diminuto retorno dos autores à proteção vitalícia que recebem do Estado”.

A votação do projeto estava prevista para a última terça-feira (22), após um pedido de que fosse apreciado em regime de urgência, o que permite que a proposta vá imediatamente para o plenário, sem passar pelas comissões temáticas permanentes.

Leia Também

CadÚnico pode garantir CNH gratuita com nova lei; veja como

STF autoriza efetivação de servidores sem concurso público

Nova lei beneficia motociclistas com isenção de IPVA; confira quem

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que requereu a retirada do PL da pauta, afirma que o tema precisa de mais debate. Ele defende um regime especial de pagamento de direitos autorais por órgãos públicos que fortaleça os grandes eventos, mas preserve os direitos dos artistas. “Um projeto dessa natureza tem que ser discutido com a classe artística. O regime de urgência não é adequado”, disse à reportagem.

O direito autoral é a justa remuneração de milhares de profissionais da música. Projetos de lei nunca deveriam ser discutidos às pressas, todas as partes precisam ser ouvidas. Diga não ao PL 3968! #TodosPelaMúsica #NãoaoPL396897 #ECAD #DireitosAutorais pic.twitter.com/hkZlLNyKu7

— Anitta (@Anitta) August 13, 2020

Na carta enviada à Câmara, as entidades do setor afirmam que, caso aprovado, o projeto causaria prejuízo a milhares de compositores e artistas.

O grupo, que inclui a ANJ (Associação Nacional de Jornais), o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a Associação Brasileira de Cineastas, a Abpi (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual) e outras 30 organizações, afirma ser contrário à deliberação “de forma açodada” das mudanças na lei, “sem o devido debate com as os setores representativos baseados em direitos autorais”.

“A adoção do regime de urgência, aprovado em 2022, para um PL que vem tramitando na Casa desde 1997 já denota a singularidade da questão, que mereceria contribuições especializadas”, diz o texto.

O documento lembra que estão em andamento duas outras propostas de reforma da Lei de Direitos Autorais –uma no Congresso Nacional e outra no âmbito do Poder Executivo– e pede que essas propostas também sejam discutidas com os setores representativos.

Artistas como Anitta, Caetano Veloso e Ivete Sangalo já se manifestaram publicamente contra o PL 3968/97 em outros momentos em que ele voltou à pauta. Em agosto de 2020, um grupo que incluía Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan e Paula Fernandes gravou um vídeo protestando contra a proposta. (Folhapress)

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Ibovespa sobe depois de 2 dias de queda

PRÓXIMO

Filho de Sérgio Cabral é preso pela PF

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se