O presidente do Congresso do Peru, José Williams, afirmou que o Executivo pretende “fechar” o Parlamento. “O Executivo pretende enfrentar o Congresso da República, pretende fechá-lo, está declarando um confronto e está prejudicando a nação”, disse Williams em entrevista coletiva na sede do Legislativo na quarta-feira 9.
A declaração foi feita depois que o presidente do Conselho de Ministros, Aníbal Torres, representando o presidente peruano Pedro Castillo, pediu para ir ao Congresso para fazer uma solicitação de voto de confiança a um projeto de lei do Executivo.
Esse projeto, de acordo com o Williams, daria poderes exclusivos à Presidência e excludentes do Congresso, como o poder de indicar membros de órgãos estatais, entre outros. O Congresso rejeitou esse pedido de Torres.
Na entrevista de quarta-feira, referindo-se a essa tentativa de aprovar o voto de confiança, o presidente do Congresso afirmou que seria uma “ingerência do governo” o debate de uma lei que já foi homologada pelo Tribunal Constitucional.
Williams também rejeitou as declarações do presidente do Conselho de Ministro de que há “uma ditadura do Congresso” pela recusa dos parlamentares em receber o pedido de voto de confiança.