Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recomendou aos habitantes da capital japonesa que usem roupas com gola alta para se protegerem do frio e pouparem eletricidade. Os preços da energia dispararam no país.
Koike, com uma blusa de gola alta sob a jaqueta, incentivou os habitantes de Tóquio a usarem roupas quentes durante o inverno para reduzir sua conta de eletricidade.
“Aquecer o pescoço tem um efeito térmico. Eu mesma estou com uma gola rulê, e usar um cachecol também mantém você aquecido. Isso economizará eletricidade”, disse Koike a repórteres na sexta-feira (18).
“É uma das maneiras de enfrentarmos juntos o duro clima do inverno”, disse ela, e acrescentou que o presidente francês, Emmanuel Macron, era um fã leal das camisas.
Como muitos países, o Japão, que pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050, enfrenta uma redução em seu fornecimento de energia desde o início da guerra na Ucrânia.
Em agosto, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu o relançamento da indústria nuclear do país para aliviar o custo crescente da energia importada.
No entanto, é provável que seja difícil implementar essa medida à luz do desastre nuclear de Fukushima em 2011, que causou o fechamento de muitos reatores por motivos de segurança.
Onze anos depois, 10 dos 33 reatores nucleares do Japão voltaram a funcionar. Eles não operam durante todo o ano, e o país ainda é fortemente dependente das importações de combustíveis fósseis.
Créditos: Portal R7.