Foto: Ben Koorengevel/Unsplash.
O Catar, palco da Copa do Mundo 2022, está localizado em uma região desértica cercada por grandes arranha-céus, por belas arquiteturas e por muito luxo. O país da Península Árabe preserva e reforça a sua cultura, mas também se abre ao mundo ao promover outras nacionalidades em suas opções de lazer. A informação é do G1.
O g1 lista abaixo os principais pontos turísticos que não podem faltar na sua lista em visita ao país.
The Pearl (A Pérola)
Um dos lugares mais famosos do país, The Pearl é uma ilha artificial que concentra muito luxo. A área é cercada por grandes iates, hotéis, prédios residenciais, lojas e restaurantes renomados. The Pearl está a 40 minutos do aeroporto internacional de Hamad, mas também dá para visitar de metrô, já que a estação Legtaifiya (linha vermelha) fica ali perto.
Shopping Villaggio Mall
Localizado em Doha, o Villaggio Mall é um estabelecimento de luxo com uma arquitetura inspirada em Veneza. Para que o visitante tenha a sensação de estar na Itália, o shopping tem um canal com água de verdade, em que é possível fazer um passeio de gôndola com a família. Além disso, o teto pintado de azul e branco dá a impressão de ambiente a céu aberto.
Qanat Quartier
Mas se quiser ter uma experiência mais imersiva sem estar na Europa, no Qanat Quartier você terá uma verdadeira vivência veneziana. Localizada na The Pearl, a área luxuosa é cercada por cafés, restaurantes e lojas de roupas. Os rios que cortam as ruas convidam os turistas para um passeio de gôndola.
Museu de Arte Islâmica
O Museu de Arte Islâmica foi reaberto em outubro de 2022 depois de 18 meses fechado para reformas. Com uma arquitetura de impressionar, o local faz o visitante conhecer 3 continentes, tendo acesso a mais de 10 mil objetos em exposição. Você ainda pode fazer uma pausa na cafeteria e apreciar a vista da cidade de uma janela de vidro de 45 metros de altura.
Caverna Dahl Al Misfir
Localizado no oeste de Doha, Dahl Al Misfir tem 40 metros de profundidade e é formada por um gesso fibroso que emite um belo brilho. É uma das maiores cavernas do país e também uma das mais acessíveis. Os visitantes podem encontrar ali as “rosas do deserto”, formações rochosas que recebem esse nome devido à semelhança com a flor.
Museu Nacional do Catar
Projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o Museu Nacional do Qatar é outro local com design icônico, sendo uma parada obrigatória para quem visita o país. Nele, os turistas podem conhecer toda a história do Catar com mais de 900 artefatos arqueológicos, bem como a sua formação e os ambientes naturais ali presentes.
Souq Waqif
Em Doha, Souq Waqif é um centro comercial em que os visitantes encontram especiarias, roupas locais, itens de decoração e espaços para comer. O local ainda abriga um belo museu de arte islâmica e do Oriente Médio, com azulejos coloridos pintados à mão. Uma falcoaria dentro do Souq Waqif permite ao turista conhecer de perto e até tirar fotos com os falcões.
Sítio Arqueológico de Al Zubarah
Reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco em 2013, Al Zubarah é um sítio arqueológico fundado no século 18, se tornando um dos principais assentamentos do país. No ano 1811 a região foi destruída e, depois, abandonada no século 20, mantendo até hoje resquícios da história. Atualmente, é possível aproveitar a área de 60 hectares para conhecer casas, mercados, áreas industriais e mesquitas que ali sobraram.
Regras para visitar o Catar
Para visitar o Catar, é necessário levar o passaporte com validade de no mínimo seis meses. Desde 2021, o visto para brasileiros não é mais obrigatório e os turistas podem ficar no país por até 30 dias.
Até o dia 2 de dezembro, o Catar permitirá apenas a entrada de turistas com ao menos um ingresso para algum jogo da Copa.
Créditos: G1.