O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e o ditador comunista da China, Xi Jinping, se encontraram na manhã desta segunda-feira (14) em Bali, na Indonésia, onde acontece esta semana a cúpula do G20.É o 1º encontro pessoal entre os dois desde que Biden assumiu o governo, em 2021, e que Xi foi “reeleito” para um 3º mandato na China.
Durante o encontro, eles discutiram temas como a tensão em Taiwan, a guerra na Ucrânia e as ambições nucleares da Coreia do Norte.
A cúpula do G20 acontece ao longo de terça-feira (15). O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá ao encontro, e seu país será representado por Serguei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores.
“Temos que encontrar o caminho correto para as relações”, afirmou Xi Jinping, antes de declarar que o mundo está em uma “encruzilhada” e expressar o desejo de que China e UA “administrem de forma adequada” a situação.
Biden se comprometeu a “manter as linhas de comunicação abertas” e a “administrar as diferenças para evitar que a concorrência vire um conflito”.