Foto: Revista Oeste.
Nos dias 21, 22 e 23 de novembro a Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo, vai abrigar o Pop Rua Jud Sampa 2 — um evento organizado pelo Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3) para atendimento especial de moradores de rua.
De acordo com o último Censo da População em Situação de Rua, realizado na capital paulista entre outubro e dezembro de 2021, a cidade de São Paulo tem hoje cerca de 32 mil moradores de rua.
Divulgada na página oficial do TRF-3, a ação ocorrerá com a participação de instituições do poder público federal, estadual, municipal e organizações da sociedade civil, para oferecer serviços à população de rua da região.
O mutirão envolve três eixos: atendimento assistencial e de saúde; cidadania, com a expedição de documentos e a regularização de cadastros; e judicial, com atendimento jurídico pelas instituições parceiras, para a garantia de acesso à Justiça, com propositura de ações e atenção a questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais.
De acordo com a juíza federal e coordenadora do evento, Marisa Cucio, nesta segunda edição, o Exército brasileiro emprestou 40 barracas, onde serão realizados os atendimentos. Além disso, médicos do Exército também vão participar do evento, realizando consultas e prestando serviços de saúde. Marisa disse que a expectativa é atender 10 mil pessoas nos três dias de mutirão. “É um grande evento de cidadania, para facilitar a vida dessas pessoas que moram na rua”.
Mais de 40 entidades estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre benefícios previdenciários, Auxílio Brasil, consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS), PIS/PASEP, seguro-desemprego, livramento condicional, defesa em processos criminais, regularização de processos penais, agendamento de comparecimento à Justiça, assinatura de carteirinha de regime aberto, direito de família, além de consulta e propositura de processos trabalhistas.
Na área da saúde, serão oferecidos testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite; vacinação para adultos e crianças; medição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, álcool e drogas; saúde bucal; cortes de cabelo; maquiagem; brinquedoteca, serviços para animais de estimação, entre outros.
Créditos: Revista Oeste.