Ainda pode levar horas – ou dias – até que sejam contabilizadas cédulas suficientes no Arizona e em Nevada para determinar quem vai ganhar o Senado e as disputas para governador em ambos os estados. Há também muitas disputas importantes no Congresso ainda indefinidas na Califórnia e no Colorado que determinarão como será a Câmara quando o novo Congresso for instalado em janeiro.
Os resultados não oficiais – e a incerteza sobre quem controlará o Congresso no próximo ano – não impediu a apreensão republicana sobre os resultados das eleições, onde uma esperada onda do Partido Republicano não se materializou. Os resultados levantaram novas questões sobre o caminho do líder do Partido Republicano na Câmara, Kevin McCarthy, para a presidência e adicionaram uma nova camada a uma disputa potencialmente iminente em 2024 entre o ex-presidente Donald Trump e o governador da Flórida Ron DeSantis.
Aqui está o que você deve saber enquanto a contagem continua:
O que está demorando tanto para contar os votos nesses estados? A maior razão pela qual está demorando tanto é a maneira como cada estado lida com as cédulas de quem não votou presencialmente no dia da eleição, incluindo os votos antecipados e as cédulas por correio.
No Arizona, por exemplo, a CNN estima que há cerca de 540 mil cédulas a serem contadas. A maioria deles, cerca de 350 mil cédulas, está no condado de Maricopa, o condado mais populoso do estado, que inclui Phoenix.
Dessas cédulas, cerca de 290 mil foram deixadas nos centros de votação no dia da eleição. Um alto funcionário disse à CNN na quinta-feira que o condado espera começar a divulgar os primeiros resultados dessas cédulas pendentes na noite desta sexta-feira.
“Devemos começar a vê-los amanhã, acredito – começaremos a vê-los chegando”, disse Bill Gates, presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Maricopa.
Essas cédulas precisam ser processadas antes de serem contadas, levando a um atraso na contabilização. As cédulas enviadas pelo correio foram “um recorde” para o condado, disse Gates.
As cédulas por correio de Nevada ainda estão chegando: Em Nevada, a lei estadual permite que as cédulas por correio sejam recebidas até sábado (12), desde que tenham sido postadas no dia da eleição, o que significa que os condados ainda estão recebendo cédulas para serem contadas.
Na quinta-feira à noite, os especialistas da CNN estimaram que aproximadamente 95 mil votos permanecem pendentes.
No condado de Clark, o maior do estado que inclui Las Vegas, há mais de 50 mil cédulas ainda a serem contadas, disse a autoridade do condado de Clark, Joe Gloria, na quinta-feira.
Trump x DeSantis: O desempenho medíocre de vários candidatos endossados por Trump em swing states (aqueles que ora se comportam como democratas, ora republicanos) lançou novas dúvidas sobre o potencial lançamento da campanha de 2024 de Trump, que é esperado em um evento agendado para terça-feira.
Ao mesmo tempo, a retumbante vitória de DeSantis na reeleição na Flórida está alimentando pedidos para que ele aproveite seu momento e desafie Trump para a indicação de 2024.
Depois que a “onda vermelha” não se confirmou, McCarthy enfrenta um caminho mais difícil: McCarthy está se movendo rapidamente para ter os votos necessários para reivindicar o martelo do orador no próximo Congresso, já que os republicanos ainda parecem estar se aproximando da maioria na Câmara, mesmo depois que os democratas conseguiram uma noite melhor do que o esperado na terça-feira.
McCarthy conversou em particular com seus conselheiros e confidentes mais próximos em um telefonema na manhã de quarta-feira. O republicano da Califórnia convocou um grupo de membros para fazer parte de sua equipe que o ajudará a garantir os votos para ganhar a presidência em janeiro, com os legisladores do Partido Republicano na chamada prometendo “trabalhar duro para eleger”, segundo uma fonte familiarizada com o assunto.