Celsinho da Vila Vintém, conhecido como um dos principais traficantes do Rio nos anos 1990, deve deixar a cadeia nesta terça-feira (18). Nesta segunda (17), Marcello Rubioli, juiz da Vara de Execuções Penais, concedeu liberdade a Celsinho no único processo que o mantinha preso.
Celsinho cumpria pena no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, e vai seguir respondendo ao processo em liberdade.
A prisão dele se deu por uma condenação, em primeira instância, a 15 anos de regime fechado por ter comandado a invasão da Rocinha, em 2017.
Em 11 de outubro, a 3ª Câmara Criminal revogou a prisão, e Celsinho ganhou o direito de recorrer em liberdade.
O alvará de soltura foi condicionado, no entanto, à ausência de outras pendências judiciais do réu. Nesta segunda, a Vara de Execuções Penais terminou de analisar e verificou que não havia outras penas que o impedissem de deixar a cadeia para responder em liberdade.
Apontado como um dos fundadores de uma das principais facções criminosas do Rio, a Amigos dos Amigos (ADA), ele participou como testemunha de defesa em um processo contra Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, de uma facção rival, em outubro do ano passado.
Beira-Mar era julgado em relação à participação em uma das maiores rebeliões do complexo prisional de Bangu, na qual quatro presos foram assassinados.
Fonte: Portal Grande Ponto