• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

ÚLTIMO MINUTO: TSE atende PT e manda redes sociais removerem publicações que associam Lula ao satanismo

Por Terra Brasil
05/out/2022
Em Governo, Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Nesta quarta-feira (05), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo de Tarso Sanseverino, determinou que redes sociais removam publicações que associam Lula (PT) ao satanismo.

A decisão impõe ainda uma pena de incidência. Uma multa diária no valor de R$ 50 mil.

Apresentada pela campanha do ex-presidiário petista, a ação de Lula se refere a vídeos em que uma pessoa identificada como satanista declara apoio ao candidato à Presidência.

Leia Também

Nova regra beneficia donos de veículos elétricos com desconto no IPVA

Motoristas com mais de 60 anos podem ganhar prazo especial para renovar CNH

Nova lei pode assegurar Wi-Fi gratuito em bares, lanchonetes e restaurantes

O conteúdo foi republicado, entre outras pessoas, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) e outros apoiadores do presidente da República.

O vídeo leva à “nociva mensagem que os ‘adoradores do demônio apoiam Lula’”, disse a defesa do Lula na ação.

Os advogados do ex-presidiário alegam que o autor do vídeo já se mostrou contra a campanha de Lula.

Segundo o ministro do TSE, foi verificado que as publicações questionadas transmitem informações evidentemente inverídicas e, portanto, prejudicial à honra e à imagem de candidato ao cargo de presidente.

“O perfil divulga conteúdos relacionados a ideologias ou crenças relacionadas ao satanismo, de modo a promover admiração a personagens religiosos como Satanás e outras figuras similares como Belzebu e Lúcifer. O resultado é que as publicações produzidas e estão sendo disseminadas nas redes sociais por diversos outros usuários, gerando desinformação com o nome e a imagem do candidato da coligação representante”, disse o ministro do TSE.

Se trata de exercício legítimo da liberdade de expressão, pois, segundo o magistrado, o responsável pelo perfil prejudica indevidamente a honra e a imagem do candidato ao utilizar de seu capital digital para manifestar suposto apoio político, associando-o a ideologia ou crença satânica.

“Não há vedação legal ou constitucional para o exercício da liberdade religiosa, seja qual for a crença, mas é inadmissível associar a imagem de terceiro candidato ao cargo de presidente da República a determinada religião ou ideologia sem o seu consentimento, notadamente no ambiente digital e durante o período crítico das eleições, em que a disseminação de desinformação acontece com estrema velocidade e alto potencial danoso”, afirmou.

A proteção ao direito de veracidade da informação e da honra dos atores do processo eleitoral viabiliza, de acordo com o ministro do TSE, a flexibilização da liberdade de manifestação do pensamento.

Isso, segundo Sanseverino, a fim de evitar a proliferação de notícias falsas ou descontextualizadas que possam afetar a saúde das eleições.

“Do material publicado do referido perfil, decorrem inúmeros compartilhamentos que resulta disseminação de conteúdo inverídico e negativo, provocador de sensacionalismo com tamanha magnitude que pode vir a comprometer a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania”, disse o magistrado na decisão.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

URGENTE: Governador de Goiás Ronaldo Caiado declara apoio a Bolsonaro 

PRÓXIMO

Adolescente que atirou em três alunos de escola do CE premeditou ação após bullying, diz polícia

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se