• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

TSE imprime a zerésima, documento que atesta não haver voto registrado em urnas eletrônicas

Por Terra Brasil
29/out/2022
Em Governo
Foto: ROBERTO JAYME/ASCOM/TSE - 6.8.2017.

Foto: ROBERTO JAYME/ASCOM/TSE - 6.8.2017.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado (29), véspera do segundo turno das eleições de 2022, a cerimônia de impressão da zerésima do sistema de totalização — relatório emitido em cada seção eleitoral antes do início da votação. O documento comprova que não há votos computados para nenhum candidato no banco de dados.

A cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais está prevista na resolução 23.673/2021, que trata dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. Durante o evento, foram aferidos os sistemas de gerenciamento da totalização, o receptor de arquivos de urnas, o InfoArquivos e Transportador Web. Segundo o TSE, não foram identificadas irregularidades. 

O evento foi acompanhado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, pelo vice-presidente e corregedor do TRE-DF, desembargador Mario-Zam Belmiro, além de observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Leia Também

Motoristas poderão levar multa de R$ 3 mil com nova lei

Lula veta mudanças em lei polêmica que envolve internet e dados

Regras de trânsito a serem seguidas por motoristas em 2025

O documento é emitido para cada nível de abrangência do segundo turno: pelo TSE, relativamente à eleição para presidente e vice-presidente da República; e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no caso dos pleitos presidencial, para governador e vice-governador nos doze estados onde o cargo ainda está em disputa; e pelas zonas eleitorais.

Neste domingo (30), antes do início das votações, entre 7h e 7h30, todas as seções eleitorais devem imprimir as zerésimas das urnas. Após a impressão, a zerésima deve ser assinada pelo presidente da mesa receptora de votos e pelos mesários que compõem a seção. Os fiscais de partidos ou federações partidárias que estiverem presentes também assinam o documento.

Qualquer cidadão poderá verificar a zerésima da urna eletrônica da sua seção eleitoral quando for votar, porque, segundo a mesma resolução, ela deverá ser afixada em um lugar visível. Nesse mesmo lugar de destaque, no fim da votação, será afixado o boletim de urna, que também é impresso em cinco vias.

Créditos: Portal R7.

Foto: ROBERTO JAYME/ASCOM/TSE – 6.8.2017.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Extra TBN: Votação do segundo turno já começou na capital da Nova Zelândia

PRÓXIMO

Pastor Claudio Duarte se posiciona a favor de Bolsonaro e fala sobre o perigo do comunismo; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se