Ministro Bruno Dantas informou que aumentou em 50% o número de auditores trabalhando em regime de plantão nas eleições
O ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), informou que aumentou em 50% o número de auditores trabalhando em regime de plantão para acelerar a checagem dos boletins de urnas. Ao todo, são 54 auditores atuando nos estados e 15 na sede, em Brasília.
“Já recebemos dois informes parciais de cada uma das 27 unidades da federação. Tudo correndo na mais absoluta tranquilidade e todos os testes foram bem sucedidos”, comentou.
O TCU vai fiscalizar os procedimentos operacionais adotados por 540 seções eleitorais nas capitais brasileiras. Os auditores também acompanham o Teste de Integridade, que verifica se o número digitado na urna eletrônica sorteada equivale ao número do candidato correspondente. Para as eleições deste ano, os tribunais regionais eleitorais sortearam 648 urnas eletrônicas, número seis vezes maior que o das eleições passadas.
Parte dos dados dessa fase da auditoria serão divulgados em novembro, mas o resultado final sairá somente no início de 2023, quando o relatório será levado ao Plenário do Tribunal de Contas.