A senadora Simone Tebet (MDB) deve anunciar na tarde desta quarta-feira (5) quem vai apoiar no segundo turno da eleição presidencial. Terceira colocada na votação de domingo (2), com 4,2% do total, ela se reuniu com líderes do seu partido na segunda-feira (3) e passou a terça (4) conversando ao telefone com políticos de diferentes legendas sobre a escolha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Aliados de Lula alimentam a esperança de um apoio de Tebet e do MDB à candidatura do petista. A aliança no segundo turno ampliaria o apoio de ruralistas ao ex-presidente, na avaliação da campanha dele. Tebet é senadora do Mato Grosso do Sul e ligada ao agronegócio.
Em seu primeiro discurso após a divulgação do resultado do primeiro turno das eleições, na noite de domingo, Tebet afirmou que não irá se omitir no segundo turno. Ela disse que a palavra sobre o posicionamento do partido está com os presidentes do MDB, mas deu no máximo 48 horas para que eles decidam quem irão apoiar, pois afirmou que “irá se pronunciar, diante de sua responsabilidade e de sua vice candidata, a senadora paulistana Mara Gabrilli, com o povo”.