Ex-presidenciável do PDT segue isolado em Fortaleza após ter ficado em quarto lugar no primeiro turno; eleição no estado rachou a família
O senador Cid Gomes e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, ambos do PDT, participaram nesta quinta (27) à noite de uma passeata em favor de Lula (PT) na cidade cearense, berço eleitoral do clã Ferreira Gomes, informa O Globo.
Ciro Gomes (foto) não foi. Segundo o jornal carioca, o ex-presidenciável pedetista continua isolado em Fortaleza depois de ter ficado em quarto lugar —atrás de Lula, Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB)— no primeiro turno da disputa pelo Planalto.
Cid e Ivo foram ao ato desta noite ao lado de Camilo Santana (PT), ex-governador e senador eleito, da governadora Izolda Cela (sem partido) e do também petista Elmano de Freitas, que venceu a votação estadual no primeiro turno.
A eleição cearense rachou a família Gomes. O PT queria lançar Izolda, então no PDT, como candidata à reeleição, mas Ciro foi contra, e os pedetistas apoiaram o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio —rompendo a aliança PT-PDT no estado, que durava quase duas décadas.
Assim, os petistas disputaram o governo estadual com Elmano, que obteve 54% dos votos já no dia 2 de outubro. Cid e Ivo, por sua vez, não se envolveram na campanha do PDT no Ceará nem na do próprio irmão para a Presidência.