Candidato do Novo ao palácio dos Bandeirantes, Vinicius Poit, também se pronunciou
O MDB de São Paulo e o prefeito da cidade de SP, Ricardo Nunes (MDB), anunciaram nesta quarta-feira, 5, apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo. O MDB nacional declarou neutralidade em relação aos apoios no segundo turno, liberando seus filiados de qualquer compromisso.
Nunes é aliado do atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB). Desse modo, seu anúncio ocorre um dia depois que Garcia declarou apoio “incondicional” ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a Freitas. Em relação ao apoio à presidência, o prefeito de São Paulo declarou neutralidade.
Freitas terminou o primeiro turno das eleições com 42% dos votos, contra 35% de Fernando Haddad (PT). O ex-ministro do governo Bolsonaro gravou um vídeo ao lado do prefeito de SP e do presidente do MDB-SP, o deputado Baleia Rossi.
“A sinergia do governo do Estado e da prefeitura vai fazer diferença na vida do cidadão”, disse Freitas na gravação. Além disso, ele também mencionou as parcerias com a cidade para preservar mananciais, revitalizar o centro de SP e a cracolândia.
O ex-ministro ainda destacou que o apoio do MDB não envolve troca de cargos. “Obviamente, os partidos serão chamados a apresentar nomes”. O apoio da sigla já era esperado, uma vez que a legenda integrou a coligação que colocou Garcia na corrida pelo governo do Estado. Ontem, o PP fechou apoio a Freitas. Agora, é esperado que a União Brasil também endosse a candidatura do ex-ministro.
Poit também apoia Tarcísio de Freitas
Hoje, o ex-candidato do Novo ao palácio dos Bandeirantes, Vinicius Poit, também anunciou apoio a Tarcísio de Freitas para a disputa do segundo turno. “Mais do que ser de direita, sou direito, humano e civilizado”, escreveu o deputado federal nas redes. “Lutarei para construirmos mais diálogo na política e menos extremismos. Precisamos construir mais pontes e menos muros. Focar em propostas e ideias, não em pessoas.” Poit ficou em quarto lugar na disputa pelo governo de SP, com 388.974 votos.