A igreja Matriz de São Mateus do Sul, no interior do Paraná, foi alvo de um ataque de vandalismo nesta segunda-feira (10). Imagens históricas de santos e santas foram quebradas, incluindo a da padroeira da paróquia, Nossa Senhora da Assunção. O ato está sendo classificado como de intolerância religiosa.
O padre e vigário paroquial relatou que ouviu o momento do ataque.
“Perto do meio-dia ouvimos um barulho como se fosse uma batida, então o secretário da paróquia me chamou e nos deparamos com todas as imagens quebradas” conta o vigário paroquial, Diego Ronaldo Nakalski.
No momento do ataque, os criminosos fecharam a porta da igreja para não serem vistos. A igreja Matriz de São Mateus fica aberta todos os dias da semana. Apenas o sacrário, as imagens dos anjos e a cruz do altar permaneceram intactas.
Os autores do ataque de cristofobia e ódio à religião ainda são um mistério nem se sabe quantas pessoas participaram do ato de intolerância. As imagens de câmeras de segurança serão consultadas e um boletim de ocorrência foi registrado.
A principal igreja Assembleia de Deus, da cidade, emitiu uma nota em solidariedade repudiando o ataque.
“A Assembleia de Deus de São Mateus do Sul (ADSAMAS) vem repudiar veementemente qualquer ato de vandalismo! Em especial ao ataque sofrido contra a igreja católica (Matriz) de nossa cidade! Respeitamos todas as crenças e fé existentes da sociedade”, disse a nota.