O aplicativo e-Título, que pode ser usado como alternativa à versão impressa do título de eleitor, só poderá ser baixado e ativado até este sábado (1º.out). A orientação da Justiça Eleitoral é fazer o download o quanto antes para evitar problemas que possam surgir ao deixar para a última hora. No dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir do dia 3.
O aplicativo apresenta dados da sua zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Desde a eleição passada, inclusive, está mais fácil acessar o app: apenas com o número do CPF, sem precisar do título de eleitor. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, no entanto, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
O e-título pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os seguintes dados pessoais: nome completo, nome da mãe, nome do pai, CPF e data de nascimento.
O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição — basta estar fora do seu domicílio eleitoral, ou seja, em outra cidade, que o GPS do próprio celular identifica. Desde 2020, o app também está mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas e, por isso, as cores da plataforma foram alteradas para tons de azul neste ano.
Créditos: SBT News.