De acordo com Felipe Payão, eles teriam ameaçado expor todos os dados da empresa, inclusive os sigilosos
Como este espaço divulgou em primeira mão no sábado (8/10), a Rede Record sofreu um ataque hackers de grandes proporções e teve todos os seus dados capturados pelos invasores. Segundo Felipe Payão, editor de Cibersegurança e Conteúdo Original do TecMundo, a emissora ainda não pagou o resgate supostamente exigido pelos criminosos: um montante de R$ 25 milhões, com “desconto”.
A “mensagem” publicada pelos hackers com o pedido foi feita no Brasil, em horário que coincide com a cronologia do ataque. No texto, eles dão um desconto referente ao valor inicial para liberação de dados: de 7 milhões de dólares para 5 milhões. Além disso, de forma audaciosa, afirmam que podem ajudar a emissora, após o pagamento, a fortalecer a sua rede. Tudo isso foi obtido a partir de uma imagem que Germán Fernández, especialista em segurança, teve acesso. De acordo com Felipe, há 99,99% de chance do texto ser direcionado à emissora.
Em parte da mensagem, consta um aviso, de acordo com Payão: “Tivemos tempo para estudar toda a sua infraestrutura e vocês não serão capazes de parar o ataque.” Os cibercriminosos intitulados de BlackCat também fazem mais uma ameaça grave: caso o valor mencionado não seja pago a tempo, todos os dados da organização serão publicados no blog dos hackers.
Esse conteúdo, segundo o editor do TecMundo, contém não só gravações e arquivos de programas passados e futuros, mas também informações da emissora, da intranet e de seus funcionários, além de e-mails trocados. O TecMundo ainda afirma que informações financeiras sigilosas também foram acessadas pelo BlackCat, tudo isso culminando em grande preocupação por parte da emissora.