Em seu primeiro compromisso, o novo ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, telefonou para seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, para confirmar o apoio do país à Ucrânia, em conflito com a Rússia desde 24 de fevereiro.
“Confirmei o apoio da Itália à Ucrânia em defesa da liberdade e contra a invasão russa. Não tem paz sem justiça. E justiça significa independência da Ucrânia”, escreveu o chanceler no Twitter.
Após receber a ligação, Kuleba agradeceu Tajani por ter sido escolhido para “sua primeira conversa telefônica como ministro das Relações Exteriores da Itália” “Um sinal claro das prioridades do novo governo. Desejei-lhe todo o sucesso e ressaltei que a prioridade absoluta agora é fornecer rapidamente à Ucrânia sistemas de defesa aérea”, acrescentou o chanceler da Ucrânia.
Ontem, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lembrou que a premiê da Itália, Giorgia Meloni, é “a primeira mulher” no cargo e desejou que seu novo governo “responda com sucesso a todos os desafios” da atualidade.
Ela, por sua vez, agradeceu as felicitações e disse que o governo de Kiev não está sozinho. “A Itália está e estará sempre ao lado do corajoso povo ucraniano que luta por sua liberdade e por uma paz justa. Você não está sozinho!”, enfatizou Meloni.
Créditos: UOL.