• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 4 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Governista quer convocar Moraes e institutos para debater pesquisas

Por Terra Brasil
07/out/2022
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ) apresentou requerimento solicitando a ida dos representantes das empresas à Casa

O líder do governo no Senado Federal, Carlos Portinho (PL-RJ), apresentou, nesta sexta-feira (7/10), um requerimento solicitando a realização de audiência pública com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e institutos de pesquisa para discutir os levantamentos que medem a intenção de voto nas eleições.

O requerimento foi endereçado à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC) e decorre da recente polêmica envolvendo os institutos, após diferenças consideráveis entre as pesquisas e os resultados nas urnas, no primeiro turno.

No pedido, o senador afirma que “as eleições, mais uma vez, demonstram erros nas pesquisas de intenção de votos para além da margem de erros esperada, com divergências severas entre o que as pesquisas apontavam e o que as urnas demonstraram”.

Leia Também

Saiba o que muda para proprietários de carros antigos com a PEC 72/2023

Nova lei para renovação da CNH pega motoristas desprevenidos

Nova lei da isenção de IPVA para carros antigos avança

“Os erros foram tão graves que vários institutos de nome tradicional nesse segmento indicaram a possibilidade de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no 1º turno: Ipec (ex-Ibope), Datafolha, Quaest, Ipespe, MDA, AtlasIntel e FSB. Outro recorde infeliz: o Ipec fez 27 pesquisas para governador. Dessas, mesmo sendo feitas quase na véspera da eleição, 26 foram diferentes das urnas nos estados, e isso em um limite além do que a margem de erro autorizava”, destaca o governista.

Portinho defende ser preciso “discutir seriamente esse tema”. “Precisamos saber se tudo não passa de erros graves de metodologia ou se existe algo pior como a intenção deliberada de institutos e contratantes de manipular a opinião dos eleitores”, prossegue.

Para o debate, sugere a convocação de Moraes, além de representantes dos principais institutos de pesquisa do país e cientistas políticos. O requerimento está pautado para ser votado no colegiado na próxima terça-feira (11/10).

CPI das Pesquisas

Em paralelo à audiência pública, Portinho e outros governistas do Senado articulam a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as pesquisas.

A CPI das Pesquisas, como está sendo chamada, já atingiu o mínimo de assinaturas necessárias (27 senadores) para ser instalada.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

FAKE: Luciano Hang desmente ter bloqueado redes sociais para nordestinos

PRÓXIMO

Estranho: vantagem de Lula no 2º turno cai de 16 para 5 pontos em 6 dias segundo Datafolha

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se