Neste sábado, 22, o ex-presidente da China Hu Jintao foi retirado da cerimônia de encerramento do Congresso do Partido Comunista, sem maiores explicações por parte do governo chinês.
O político estava sentado à esquerda do atual líder Xi Jinping, de quem é antecessor imediato, no palco do auditório principal do Grande Salão do Povo em Pequim.
Em vídeo que circula pelas redes sociais, Hu parece resistir à saída e à intervenção dos dois seguranças. O regime chinês não explicou o motivo da retirada de Hu Jintao da cerimônia.
Congresso Nacional do PCC
Começou no último domingo, 16, o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês (PCC), para reconduzir o ditador Xi Jinping, depois de 10 anos à frente do partido e da República Popular da China, a um terceiro mandato de cinco anos.
Em 2018, Xi conseguiu alterar a legislação do país e mudar a regra de mais de 40 anos que permitia apenas uma recondução de cada presidente para a recondução ilimitada. Além de presidente do país, é o secretário nacional do PCC e chefe das Forças Armadas, o Exército Popular Chinês. Na imprensa oficial, há muitas publicações sobre a Década dos Milagres, com destaque aos feitos do ditador nos dez anos de governo.
Créditos: Revista Oeste.