Em entrevista ao UOL News na tarde desta quinta-feira (20), o deputado federal e coordenador da campanha digital de Lula (PT), André Janones (Avante), negou que seja um disseminador de fake news.
Janones afirmou, na entrevista, que “usa as mesmas armas” que o “bolsonarismo”. Ele disse também que o “jogo” feito pelos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) é desleal, “golpeando abaixo da linha da cintura”.
“Eles [bolsonaristas] baixaram [o nível da campanha] e nos chamaram para discutir naquele ringue. É como eu subir em um ringue com um lutador e o juiz dizer que não pode dar golpe abaixo da cintura. Aí o lutador do lado de lá começa a me socar abaixo da cintura. O que eu vou fazer? Vou continuar batendo acima da cintura e vou ser nocauteado? Eles não foram parados e utilizam todas as técnicas possíveis para construir a narrativa deles”, afirmou Janones.
O coordenador da campanha de Lula ainda afirmou que o “bolsonarismo” se utiliza de uma técnica que é “emular a realidade” e, por isso, de acordo com ele, acaba contra-atacando da mesma forma, mas sem a utilização de “fake news”.
“Eles são experts em emular a realidade, eu não divulguei nenhuma fake news. Eu faço questionamentos e provocações”, afirmou o deputado federal.
Segundo Janones, o “bolsonarismo” baixa o nível da campanha com uma série de mentiras, assim a alternativa para combater a desinformação acaba sendo usar as mesmas armas, de acordo com o parlamentar.
“Quando eu digo usar as mesmas armas, quero dizer de provocação, daquele conteúdo talvez mais malicioso e duvidoso, do deboche e de obedecer às regras do algoritmo, mas não necessariamente mentir. Não estou defendendo que a gente minta e concordo que é baixar o nível e ninguém queria estar discutindo isso”, disse o parlamentar.
Janones disse também que sua atuação nas redes sociais tem apenas o objetivo de expor uma narrativa que considera verdadeira.
“Eu estou impondo a nossa narrativa, mas com escrúpulos, sem mentir e sem divulgar fake news do ponto de vista técnico”, afirmou o deputado.