Um Airbus A330-200 da Aerolíneas Argentinas, que realizava o voo AR-1133, entre Madrid e Buenos Aires, na madrugada desta quarta-feira (19), enfrentou uma forte turbulência, que resultou em ferimentos em diversas pessoas. A aeronave registrada sob a matrícula LV-FVH havia decolado do aeroporto de Madrid-Barajas na noite a terça-feira e a turbulência ocorreu enquanto o jato sobrevoava o Oceano Atlântico, próximo do Brasil.
De acordo com dados da plataforma do RadarBox apresentados abaixo, a aeronave estava perto de acessar o continente, próximo de Natal, no Rio Grande do Norte, entre 1h00 e 2h00 UTC (22 h de Brasília).
De acordo com o site Aviacionline, dos 271 passageiros e 13 tripulantes a bordo, 9 foram atendidos com ferimentos leves na chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza às 4h30 locais, e liberados posteriormente pela equipe médica do local, enquanto outros três foram transferidos para centros médicos para tratamento.
A tripulação de voo informou que os sinais indicadores de cinto de segurança estavam acesos e que eles haviam feito o anúncio correspondente sobre permanecer em seus assentos com os cintos afivelados. Os passageiros mais comprometidos, detalhou a Aerolíneas Argentinas, foram aqueles que não estavam com o cinto de segurança no momento da turbulência.
A empresa também indicou que a aeronave não teve danos à sua estrutura. No entanto, o mesmo não pôde ser dito da parte interna, onde danos e desordem puderam ser vistos em fotos compartilhadas nas redes sociais (abaixo).
Curiosamente, o A330-200 envolvido na ocorrência recebeu recentemente a pintura especial da Seleção Argentina de Futebol por ocasião da Copa do Mundo do Catar 2022. Em sua cauda, foi estampado a foto do jogador Lionel Messi, acompanhado de outros craques do futebol.