Puxadas pelo presidente e por parlamentares, 12 postagens com maior impacto geraram 8 milhões de visualizações
Uma tática comum entre políticos e seus apoiadores após debates na TV é divulgar, nas redes sociais, trechos com os melhores momentos do candidato. No caso debate promovido pela Band na noite de domingo, não foi diferente. Tanto aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançaram mão do recurso. Um levantamento feito pelo GLOBO com base em dados do CrowdTangle, plataforma de monitoramento da Meta, mostra que o impacto, porém, não foi o mesmo no Facebook.
Nas primeiras horas após o evento, a base do atual presidente saiu na frente e conseguiu o maior número de visualizações na plataforma. Dos 15 vídeos com maior audiência e compartilhamento no Facebook nas últimas 24 horas sobre o debate entre os candidatos a presidente, 12 foram publicados por Bolsonaro e seus aliados. As exceções foram conteúdos divulgados por perfis de veículos de imprensa.
Ao todo, as postagens pró-Bolsonaro somaram ao menos 8 milhões de visualizações até as 14h desta segunda-feira. A maioria partiu de parlamentares da base do governo. O levantamento desconsiderou casos em que houve reprodução da transmissão de todo o debate.
O vídeo com maior audiência foi postado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente. Com a legenda “Em 5 minutos Bolsonaro escancarou todas as mentiras do PT”, a postagem reproduz um trecho do terceiro bloco do debate em que o atual presidente falou sozinho por mais de cinco minutos, após o petista administrar mal o tempo. Na declaração, Bolsonaro vincula Lula a governos de esquerda na América Latina:
— Ele (Lula) assinou a carta da democracia e é apaixonado por Ortega, por Maduro. Pelo falecido Fidel Castro. Entre outros ditadores. O círculo de amizade dele aqui nas comunidades não é um povo trabalhador. São os traficantes — diz em determinado momento.
A segunda postagem com maior engajamento foi feita pelo perfil do ex-ministro e senador eleito Sergio Moro (União-PR). No vídeo compartilhado, que teve mais de 1 milhão de visualizações, Moro aparece ao lado de Bolsonaro após o debate e faz declarações à imprensa. “No vídeo, resumo do debate: Fazer a coisa certa agora é derrotar o Lula e o projeto de poder do PT e depois, como senador independente, trabalhar pelo Brasil”, afirmou Moro na legenda.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) tem três vídeos no ranking. Na postagem com maior número de visualizações, Bolsonaro faz uma comparação entre os valores pago pelo Auxílio Brasil e pelo Bolsa Família.
O conteúdo pró-Lula com maior engajamento só aparece na 17ª posição. É uma foto do ex-presidente compartilhada pela conta de Lula. A imagem mostra o broche usado no paletó do ex-presidente, o símbolo da campanha Faça Bonito, de mobilização de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O logotipo da campanha é uma flor de cores amarela e laranja. “O que acharam? Vamos em frente para mais um dia. Faltam duas semanas”, escreveu o petista na postagem.