• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 7 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Amoêdo se diz ‘surpreso’ com suspensão do partido Novo

Por Terra Brasil
27/out/2022
Em Governo
Foto: Divulgação/redes sociais 

Foto: Divulgação/redes sociais 

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Em 15 de outubro, empresário declarou apoio em Lula (PT), candidato à Presidência

Foto: Divulgação/redes sociais 

Depois que a Comissão Ética do Partido Novo suspendeu João Amoêdo, na manhã desta quinta-feira, 27, o fundador do partido disse que recebeu a decisão com surpresa e indignação. Em 15 de outubro, o empresário declarou apoio a Lula (PT), candidato à Presidência.

Leia Também

Cidade no interior de SC encanta com paz e boa estrutura

Nova lei traz alerta para quem usa cartão em compras do dia a dia

Mudança afeta donos de veículos com mais de 10 anos

“Por quatro votos a três, aprovaram a suspensão e me concederam dez dias para apresentar a defesa no processo de expulsão”, escreveu no Twitter Amoêdo. “Três dos quatro membros que votaram pela minha suspensão foram incorporados à Comissão de Ética nas duas últimas semanas.”

A filiação foi suspensa em virtude de um processo disciplinar contra o empresário por “possíveis violações estatutárias”.

“Nossa comissão tem como principal função zelar pela ética e pelo decoro, bem como pela aplicação do estatuto e das normas internas do Novo”, informou o partido, em nota. “Sendo assim, o órgão competente para julgar denúncias feitas por nossos filiados segue seu curso, respeitando rigorosamente as determinações estatutárias e o direito de defesa.”

Segundo o fundador da legenda, todos os que assinaram seu pedido de suspensão declararam voto no presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), e que um deles seria coordenador estadual da campanha do chefe do Executivo.

“O pedido dos mandatários solicitava que a suspensão fosse efetivada antes do pleito de domingo”, redigiu Amoêdo. Depois do primeiro turno das eleições, Novo informou que não iria declarar apoio a nenhum candidato à Presidência e que os filiados eram livres para votarem “de acordo com a sua consciência”.

Na nota divulgada hoje, a legenda cita uma diretriz partidária que, possivelmente, seu fundador teria violado. Em sua defesa, o empresário afirma que existe outra diretriz, em vigor, “que coloca a instituição como oposição ao governo Bolsonaro nas eleições de 2022”.

Além disso, destacou que, desde março de 2020, quando deixou a Presidência do Novo, não exerce nenhum cargo no partido, era apenas filiado. “Em todas as entrevistas e declarações, sempre digo que minha opinião não representa o pensamento oficial do partido”, argumentou.

Amoêdo ainda relatou que, depois de declarar voto em Lula, sofreu ataques da legenda, de alguns mandatários e do atual presidente da sigla, Eduardo Ribeiro. Por fim, o fundador chamou de “processo autoritário” seu processo de suspensão.

“Apresentarei a minha defesa no Comitê de Ética do partido e tomarei as medidas jurídicas adequadas para garantir o meu direito, e de todos os filiados, de se manifestarem conforme a legislação brasileira e as regras internas do Novo”, escreveu. “Reafirmo meu voto em Lula no próximo domingo.”

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

PT ganha direito de resposta no programa “Pingo nos Is” 

PRÓXIMO

Lei que cria auxílio para filhos de mulheres vítimas de feminicídio em SP é sancionada

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se